#dicadofisio: se você tem diabetes ou algum comprometimento que gere uma diminuição da sensibilidade, use sapatos ou sandálias em todos os momentos, mesmo ao caminhar em areia, na água ou em casa. Os sapatos devem ter um solado rígido e caber adequadamente com espaço para os dedos dos pés. O uso de meias ajudará a evitar bolhas e proteger os pés (use preferencialmente meias brancas, caso machuque, ela mostrará). Antes de calçar os sapatos, sacuda quaisquer pedrinhas, pedras ou outros itens que possam caíram nos sapatos.
Inspeção dos pés: Verifique os pés todos os dias quanto a feridas ou bolhas, olhando para eles e tocando-os. Como a perda de sensibilidade é muito comum você deve confiar na inspeção visual com um cuidado especial para verificar as solas dos pés. Se as pernas não puderem se mover o suficiente para ver os solados dos pés, use um espelho para auxiliar neste momento.
Caso você apresente calor, vermelhidão, inchaço e febre, fique em alerta, estes e outros sinais como áreas avermelhadas e calosidade nos pés são fortes alertas para o desenvolvimento de úlceras. Estes sinais significam início de infecção ou inflamação e devem ser verificados por um profissional.
Pratique atividades físicas regulares, utilize palmilhas e calçados ortopédicos, mantenha em dias a alimentação e consultas aos profissionais da saúde.
Ficou alguma dúvida? Fale conosco em nossas redes sociais que te orientamos!